O mundo digital é dinâmico e muda a todo instante. Pense em como a internet mudou desde que você começou a usá-la e fica fácil de visualizar esse dinamismo. As redes sociais mais utilizadas hoje no Brasil (Facebook e Instagram) trouxeram uma nova forma de se expressar e se comunicar.
A popularização do Tik Tok, hoje o aplicativo mais baixado do mundo, fez com que outras plataformas adotassem mudanças para conquistar esse público que migrou para outras redes. Apesar do Instagram ainda ter mais usuários do que o Tik Tok, o crescimento exponencial do aplicativo criado na China preocupa o Vale do Silício.
"O Instagram não será mais um aplicativo de compartilhamento de fotos".
Foi com essa fala que o head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou mudanças na plataforma.
A concorrência por entretenimento na internet só aumenta. Não só devido ao Tik Tok mas outras plataformas como o YouTube ameaçam a supremacia do Instagram. Por isso, os aplicativos do grupo Facebook (Instagram, Facebook e WhatsApp) passarão por mudanças para que fiquem mais próximos das recentes tendências mundiais. A criação do Reels e do mecanismo de Stories no Instagram são exemplos disso.
Grande parte dessas mudanças ocorre devido à chegada da geração Z na internet, o que nos mostra um novo jeito de produzir e consumir conteúdo nas redes sociais. Antes habitada apenas pelos milennials, nascidos entre 1981 e 1996, e alguns boomers (geração anterior), a chegada de uma nova geração na internet traz mudanças. É a primeira vez que temos duas gerações convivendo "de igual para igual" quando o assunto é internet.
Segundo Mosseri, o Instagram passará a focar em criadores de conteúdo, vídeos, compras e troca de mensagens.
Uma das principais mudanças é a aparição de conteúdos sugeridos no feed de cada um, semelhante ao recurso "For You" do Tik Tok, que sugere contas que o usuário não segue. Aqui, serão priorizados pelo algoritmo os vídeos que gerem entretenimento ao usuário.
A plataforma irá focar em conteúdos produzidos pelo celular, uma vez que percebeu essa tendência de comportamento entre seus 1,2 bilhão usuários.
Além das mudanças voltadas aos criadores de conteúdo, a aba responsável pelas Vendas também terá novidades. Com as recentes mudanças no comportamento do consumidor, o Instagram passará a investir cada vez mais no comércio dentro do aplicativo.
Tenha consultoria em mídia digitais para sua empresa e utilize o que há de melhor nas redes sociais em sua estratégia de divulgação.
Ter consultoria de especialistas em mídias sociais é essencial para que sua marca não se perca na onda das tendências e acabe deixando de lado o mais importante: a conversão dos leads em clientes.
Uma boa estratégia em marketing digital é aquela que aumenta o faturamento da empresa e a autoridade da marca no segmento.
Preencha o formulário
e ganhe um
Diagnóstico Gratuito
da Perales Marketing Digital!
A opinião de especialistas é essencial na hora de planejar a estratégia de marketing digital da sua empresa.