Instagram anuncia mudanças que visam concorrência com o Tik Tok

O mundo digital é dinâmico e muda a todo instante. Pense em como a internet mudou desde que você começou a usá-la e fica fácil de visualizar esse dinamismo. As redes sociais mais utilizadas hoje no Brasil (Facebook e Instagram) trouxeram uma nova forma de se expressar e se comunicar.


A popularização do Tik Tok, hoje o aplicativo mais baixado do mundo, fez com que outras plataformas adotassem mudanças para conquistar esse público que migrou para outras redes. Apesar do Instagram ainda ter mais usuários do que o Tik Tok, o crescimento exponencial do aplicativo criado na China preocupa o Vale do Silício.

Ir para Site
Diagnóstico Gratuito para minha Empresa

O dinamismo do mundo digital

"O Instagram não será mais um aplicativo de compartilhamento de fotos".


Foi com essa fala que o head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou mudanças na plataforma.


A concorrência por entretenimento na internet só aumenta. Não só devido ao Tik Tok mas outras plataformas como o YouTube ameaçam a supremacia do Instagram. Por isso, os aplicativos do grupo Facebook (Instagram, Facebook e WhatsApp) passarão por mudanças para que fiquem mais próximos das recentes tendências mundiais. A criação do Reels e do mecanismo de Stories no Instagram são exemplos disso.


Grande parte dessas mudanças ocorre devido à chegada da geração Z na internet, o que nos mostra um novo jeito de produzir e consumir conteúdo nas redes sociais. Antes habitada apenas pelos milennials, nascidos entre 1981 e 1996, e alguns boomers (geração anterior), a chegada de uma nova geração na internet traz mudanças. É a primeira vez que temos duas gerações convivendo "de igual para igual" quando o assunto é internet.

Mudanças no Instagram


Segundo Mosseri, o Instagram passará a focar em criadores de conteúdo, vídeos, compras e troca de mensagens.


Uma das principais mudanças é a aparição de conteúdos sugeridos no feed de cada um, semelhante ao recurso "For You" do Tik Tok, que sugere contas que o usuário não segue. Aqui, serão priorizados pelo algoritmo os vídeos que gerem entretenimento ao usuário.



A plataforma irá focar em conteúdos produzidos pelo celular, uma vez que percebeu essa tendência de comportamento entre seus 1,2 bilhão usuários. 

Boa notícia aos empresários

Além das mudanças voltadas aos criadores de conteúdo, a aba responsável pelas Vendas também terá novidades. Com as recentes mudanças no comportamento do consumidor, o Instagram passará a investir cada vez mais no comércio dentro do aplicativo.


Tenha consultoria em mídia digitais para sua empresa e utilize o que há de melhor nas redes sociais em sua estratégia de divulgação.


Ter consultoria de especialistas em mídias sociais é essencial para que sua marca não se perca na onda das tendências e acabe deixando de lado o mais importante: a conversão dos leads em clientes.



Uma boa estratégia em marketing digital é aquela que aumenta o faturamento da empresa e a autoridade da marca no segmento.

A Perales Marketing Digital é parceira oficial do Google desde 2013.

Conheça demais Soluções para sua Empresa
Fale conosco pelo WhatsApp

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Preencha o formulário

e ganhe um

Diagnóstico Gratuito

da Perales Marketing Digital!


A opinião de especialistas é essencial na hora de planejar a estratégia de marketing digital da sua empresa.